[FUGSPBR] (no subject)

goffredo goffredo em webkey.com.br
Sáb Nov 15 02:20:25 BRST 2003

Eu não vi a versão original, mas vi a traduzida e falei com a minha namorada
que é
tradutora. Nós estávamos na loja Ciência Moderna da Tijuca. Achei erros
absurdos,
e mostrei-a. Coisas que não se traduz, e que tinham sido traduzidas, etc.

O problema destar porcaria de editora é que eles contratam gente que não é
da área
para tarduzir livros. Ela NÃO tem a menor consideração com a qualidade de
tradução.

A minha namorada já traduziu um livro de informática para eles, e ela é
dentista. Sorte
que era um assunto que não estava sendo tratado de modo muito técnico. A
especialidade
dela é tradução de medicina e especialmente de odontologia. Depois deram
para ela
traduzir um livro de ASP altamente técnico, da O'Reilly. Ela não estava
entendendo o
assunto, e resolveu devolver a tradução. Ela teve a consideração de não
fazer um trabalho
ruin. Mas tem tardutores que nem estão aí.. E ainda existem os que contratam
estudantes
de inglês, e divide os capítulos do livro entre eles.

E quanto ao outro livro que ela traduziu, depois da revisão não retornaram
para ela. Quando
ela viu na livraria ela ficou chateada.. Destruiram tudo de bom que ela
tinha feito. Um exemplo
era sobre "classe unida", que modificaram para ficar ao pé da letra com o
inglês, "classe coesa".
Não é só tradutores inadequados, e algumas vezes incompetentes, que eles
contratam. São os
revisores também, pois eles ainda capricham estragando a tradução.

A Editora Campus também faz estas besteiras. E infelizmente os livros da
O'Reilly estão sendo
traduzidos per estas duas editoras.

Evitem comprar livros traduzidos por estas editora. Tentem ler o original.

Estou enviando uma cópia deste e-mail para a minha namorada, em BCC. Outro
que deveria
receber cópias desde e-mail é o Michael Lucas, para ver se é possível cortar
o contrato com a
Ciência Moderna, e procurar alguém que faça um serviço decente.

Atenciosamente,
      João Rocha.

Joao Rocha Braga Filho
http://www.goffredo.eti.br