[FUGSPBR] root 108% e agora nao monta

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Seg Set 1 19:48:34 BRT 2003

* Set-Freebsd (freebsd em redesys.inf.br) wrote:
> pessoal tenho ums servidor 4.7 apenas com backup e nfs cliente , verifiquei
> que hj o root estava com 108% apos varios testes constatei que quem estava
> causando isso era o dev , então fiz o seguinte:
> movi o dev para dentro do /usr e criei um link dentro do / até ai tudo bem
> testei no sysinstall o fdisk achou td blz mas quando dei um reboot fica na
> seguinte mensagem:
>
> mounting root from ufs:/dev/ad2s1a e fica a vida toda!!!!
>
> tem algo que eu possa fazer para corrigir isso?
> desde já agradeço a atenção!

 Você acabou de quebrar toda a estrutura do sistema. O
 diretorio /dev (dos dispositivos) deve *sempre* estar
 no root e tem que estar acessível "de cara" (sem
 precisar mountar outro fs). Use um diskete ou o LiveCD
 para consertar isso removendo o symlink e rodando o
 MAKEDEV novamente no diretorio /dev.

 Acho meio difícil que o /dev/ tenha consumido algum
 espaço no seu disco. Verifica o diretório /var/log
 e nos mostre seu particionamento.

 --
 Giovanni P. Tirloni
 http://www.tirloni.org