[FUGSPBR] Script conexão ADSL Velox

Vini vini em veloxmail.com.br
Seg Set 8 14:01:50 BRT 2003

Oi Eduardo,

Como tão as coisas?

 >  Finalmente a Telemar está instalando o Velox aqui na minha região
 >  (vergonhoso não?!). Mas bem, o serviço parece que está funcionando

Pois quando se fala em telemar a coisa fica feia...

>  problemas maiores. Gostaria de saber se alguém poderia me informar como
>  é realizada a autenticação no sistema do ADSL já que entrei em contato
>  com o 0800 deles, passei por 8 (oito!) atendentes e nenhum soube me
>  informar nem ao menos se é PPPoA ou PPPoE !

Isso realmente é uma VERGONHA, eles sempre fazem isso, e nunca sabem
responder nada, isso quando sua ligação não cai depois de um tempão de
espera, ou então o atendente pergunta, "senhor o seu modem está ligado
na tomada" ... é difícil... eles mal devem saber o que é ADSL... só
entendem se vc fala velox...

>  Tenho a intenção de usar com sistemas =! Windows, portanto qualquer
>  script de conexão é bem vindo ;-). Suspeito que a negociação de acesso

Muiito bem, eu uso isso aqui e funciona bem, desde que a telemar não
mude os endereços do site onde agente se autentica.

Nesse endereço tem um script que funciona legal, vc usa o fetch pra
autenticar... http://www.isec.com.br/velox/

>  é feita toda pelo hardware, porém a "autenticação" é feita naquele
>  aplicativo SSL (Service Selection Gateway), algo muito parecido com
>  o que o IG faz com os dial-up. Me corrijam se eu estiver errado...

Na realidade a autenticação toda é feita normalmente com PPPoE, e
algumas vezes, (acho que eles estão descontinuando o PPPoA) com PPPoA.
Vc usa qualquer cliente PPPoE e pronto, só que depois vc tem que se
autenticar no site do velox senão vc não sai da rede da telemar, isso
acho que eles fazem pra dificultar a vida do usuário e inibir
compartilhadores automáticos, visto que se o serviço parar vc "teria que
autenticar na mão" o que nem sempre é verdade né... (já demos um jeito)

>  Ah, o ADSL aqui utiliza um router/modem alcatel.

Quanto ao modem da Alcatel eu não posso dizer nada pois não conheço, eu
uso um 3Com ADSL Router 812 em casa, ele ta configurado pra funcionar
como roteador, pois a telemar manda ele com firmware "pobre" e ai ele só
funciona como bridge.
Com o modem como roteador, eu nunca desligo ele, ele faz NAT, filtra
pacotes e direciona portas pra min, nada muiito poderoso mas ajuda bem,
e se eu não o desligo não troco de ip, essa é a vantagem, já cheguei a
ficar 3 meses com o mesmo ip, quando o velox não da pau, é tranquilo.

Se precisa de algo me diz...

Até mais
Vinicius