[FUGSPBR] Load Average

Helio Luchtenberg Junior hlj em viamidia.com
Qua Set 10 17:35:52 BRT 2003

Boa pergunta,

eu nao tenho uma resposta exata mas eu ja pesquisei sobre isso e descobri
alguns pontos interessantes:

- - o aplicativo "top" mostra valores aproximados, nao exatos.

- - o load da maquina nao esta diretamente associado a utilizacao da CPU (em %)

- - pode-se facilmente levar o load de uma maquina a valores altos (100,200 ou
mais) rodando um script em perl que recursivamente abre varias instancias dele
mesmo.  Ou seja, o "load" parece estar associado mais com o numero de processos
que "nascem" e "morrem" do que com a porcentagem de utilizacao da CPU.

- - pode mesmo acontecer no uso normal de voce ter um load altissimo mas com o
"top" mostrando que sua cpu esta "idle", e a performance ainda ser boa.

Se alguem tiver algo a acrescentar/corrigir por favor envie para nos.

um abraco a todos,

Helio Luchtenberg Junior
hlj em viamidia.com

On 10-Sep-2003 Kleyson Rios wrote:
> Caros Amigos,
>
>   Me ajudem a entender uma coisa. No 'top' o 'load average' signifca a media
> de jobs na fila do processador para ser executado, certo !?!?! Bom, eu estou
> com uma maquina com 2 processadores, entao se os valores do load average
> estiverem abaixo de 2 entao significa que meu processador esta trabalhando
> sem nenhum gargalo. Para uma maquina com 2 processadores se esse valor
> comecar a passar de 2.0 significa que processos estao tendo que esperar na
> fila pq o processador nao esta dando conta do recado, certo ate aqui ????
> [...]

Helio Luchtenberg Junior

- ----------------------------------
E-Mail: Helio Luchtenberg Junior <hlj em viamidia.com>
Date: 10-Sep-2003
Time: 17:32:13
"Essa  mensagem ?  destinada  exclusivamente ao seu destinat?rio e pode
conter informa??es confidenciais, protegidas por sigilo profissional ou
cuja  divulga??o  seja  proibida por  lei. O uso n?o autorizado de tais
informa??es  ?   proibido  e  est?   sujeito  ?s  penalidades cab?veis.

This message is intended exclusively for its addressee and may  contain
information   that   is  confidential,  protected  by   a  professional
privilege or which disclosure is prohibited by law. Unauthorized use of
such information is prohibited and subject to applicable penalties."