RES: Re[4]: [FUGSPBR] Acessar servidor FreeBSD de máquinas W indows

Oswaldo Gomes oswaldo_listas em zowa.org
Qua Set 17 10:09:06 BRT 2003

Olá,

vc tem primeiro de definir o seguinte: que tipo de comunicação existirá
entre os ambientes?

Se vc quiser que as máquinas se comuniquem via NetBios (no caso NBT, ou
seja, NetBios sobre TCP/IP), basta instalar o SAMBA nas máquinas FreeBSD,
Linux, etc.

Além disso, tem de separar os problemas de resolução de nomes, e de acesso.
Primeiro é preciso verificar se há conexão por TCP/IP puro. Um ping, telnet
nas portas ou qualquer teste equivalente pode ajudar. Depois, acertar o
esquema da resolução. Se for realizar comunicação via NetBIOS, o ideal é
montar um WINS server. Mas teoricamente,desde que tenha o Samba instalado, a
resolução deveria funcionar também via broadcast. Se não tiver NetBios no
meio, pode ser feito tudo via DNS, ou então cadastrando as máquinas no
arquivo hosts de cada máquina.

Salvo engano, o NMBD do SAMBA pode funcionar como um servidor WINS para sua
rede. Aí é fácil: é só configurar o NMBD no FreeBSD, e apontar o cliente
WINS de cada máquina para ele.

[]´s

 Oswaldo