[FUGSPBR] Re: Algumas dúvidas de Novato....

Douglas Santos dsantos em fugspbr.org
Qua Set 17 11:08:58 BRT 2003

Milhomem, Marcus wrote:

>Primeiramente gostaria de agradecer a resposta de vocês sobre como
>limpar o
>ports... foi de muita ajuda, obrigado.
>
>Porem me surgiram mais algumas dúvidas:
>
>1) No Linux, temos filesystems com jornaling que garantem a
>integridade dos
>dados, ja no FreeBSD eu sei que ele trabalha de outra forma, mas ele
>tem a
>mesma segurança do jornaling? como ele trabalha?

Nao temos fs com log estruturado como o jfs. Voce pode tentar com o soft
updates que resolve em parte esse problema. No handbook tem mais
detalhes.

>2) Como exemplo, se eu for na página do postgresql (que é usado na
>minha
>empresa) e ver que foi lancada uma nova versão, eu posso baixar o
>fonte e
>compila-lo.... posso fazer a mesma coisa no FreeBSD, ou preciso esperar
>sair
>no ports?

Voce pode compilar pelo fonte sem problemas desde que possua todas as
dependencias.

[...]

>4) No linux caso não tenha suporte a alguma feature posso carrega-la
>via
>modulo, ou recompilar o kernel do SO. Como funcionan esse aspecto de
>modulos
>do kernel no FreeBSD? Ele também sofre upgrades independente da versão
> do
>S.O como no Linux?

Voce tambem pode carregar um modulo (kldload) que no freebsd sao mais
restritos, ou recompilar o kernel.

>5)Como posso fazer para aumentar a segurança do FreeBSD? alguem pode
>me dar
>diacas e/ou apontar links?

http://www.freebsd.org/security/
http://people.freebsd.org/~jkb/howto.html