[FUGSPBR] Acesso via SSH

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Qui Set 18 08:50:52 BRT 2003

On Thu, 18 Sep 2003 07:27:40 -0300
Lu <unix10 em uol.com.br> wrote:

> Eu queria acessar minha estação via SSH primeiro através de um usuário
> e depois desse usuário logado dar um su e passar para usuário root do
> servidor.

isso foi explicado. Sugiro voltar ao histórico da lista e reler os
posts.

> Mas eu não consigo isso mesmo colocando o usuário no grupo do root,
> quando faço isso o usuário já entra atributos de root é o que eu não
> queria que acontecesse.

mas se o usuário 'su' root, êle passa a ter os atributos de root, passa
a SER o root.. qual a dúvida, aqui?

> Queria criar um usuário , esse usuário iria logar no SSH e dele eu
> dava o comando su e passava a ser root para ficar mais seguro se
> alguém souber os caminhos das pedras eu agradeço.

pois volte ao histórico. Passos básicos:

no /etc/ssh/sshd.conf você DESAUTORIZA o acesso direto do root

cria um usuário, adiciona-o no grupo wheel

acessa via ssh como êsse usuário, su, passa a ser root

saudações,
irado furioso com tudo
100% Microsoft-free
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853

Tudo o que Existe egressa do Ser e regressa ao Ser. O Ser é o Insondável
Tao. Das profundezas do Ser nascem todos os seres que existem.
O Ser, porém, é o abismo do Não-Existir.