[FUGSPBR] [offtopic] migracao de sendmail pra qmail+vpopmail

Mário Augusto Cardia mario em cardia.com.br
Qui Set 25 09:33:51 BRT 2003

Olá!

man 3 crypt

funciona assim em PHP e C:

$senha_atual_MD5= A senha do cara no mysql
$senha_digitada = A senha que o cara informou para autenticacao

if ( crypt($senha_digitada, $senha_atual_MD5) == $senha_atual_MD5 ) {
    muda_senha();
} else {
    oops("Senha errada");
}

a funcao crypt criptografa a senha que o cara digitou. esta funcao
sempre produz
um valor diferente mesmo se a senha for a mesma, exceto se vc informar o
"salt".
salt é uma parte da senha criptografada, por exemplo em MD5:
$1$asdf2$938492348sdfas

salt =  $1$asdf2
senha = $938492348sdfas

Para comparar, vc deve informar o salt na funcao crypt (vc nao precisa
separar os valores, passe
a senha inteira (MD5) como salt que funciona). Informando o salt, o
resultado da criptografia para a senha digitada
será igual a senha criptografada anteriormente somente se a senha forma
a mesma.

Espero ter ajudado.

Mário Cardia