[FUGSPBR] Dúvidas

Rodrigo Maués Rocha rmaues em argo.com.br
Qui Set 25 16:56:37 BRT 2003

Lista, agora que consegui instalar o meu FreeBSD em meu notebook, quero começar
a instalação e aprender um pouco mais sobre este sistema. Bem, a minha primeira
dúvida é com rela;cão a minha conexão de rede. Minha placa parece esta
configurada corretamente pois faço conexão em outras máquinas, pingo outras
máquinas em minha rede mas, no entanto, não consigo pingar uma máquina que
esteja na web tipo "ping 200.xxx.xxx.xxx" isso não me reotna nada, e sei que
essa máquina responde ping. Quando tento navegar com o mozilla nada de páginas,
não consigo abrir uma página se quer... :-( !!!

Como vim do linux, tentei usar o comando route para ver as rotas mas me parece
que a sintaxe que o freebsd usa é diferente e não consegui identificar a rota
padão, mesmo estando no rc.conf que defaultroute=10.0.0.23 qu é um gateway aqui,
que de ante mão, confirmo o seu funcionamento.

Outra coisa, no gentoo, distribuição que eu usava, existe um utilitário, de
linha de comando mesmo, o emerge, que me garantia a atualização dos meus pacotes
instalados.

Com relação aos ports, como eu faço para instalá-los?? posso pegar qualquer
programa e instalar?? Já aproveitando, como eu instalo o OpenOffice, Mozilla
Thunderbird e Firebird, essas coisas?

Tem como eu mudar meu bootloadr para algo mais amigável como o grub que eu usava
no gentoo???

Obrigado e
Aguardo ajuda de vcs.

--