[FUGSPBR] Redundancia

Qui Abr 1 12:37:52 BRT 2004

>  O CARP vai somente fazer o "takeover" do endereço MAC do equipamento,
>  porém ele não vai sincronizar os sockets NFS já abertos e por
>  consequëncia a redundância não funciona (a não ser que o NFS
>  compartilhe os seus estados de conexão com outras máquinas; porém eu
>  nunca vi isso funcionando e nem ouvi falar.)
>
>  Quanto a o VRRP (HUT) (desculpe-me se estou me referindo corretamente)
>  eu nunca tive a oportunidade de trabalhar, ele vai sincronizar até a
>  camada 7 entre os equipamentos? Pelo que eu saiba VRRP é um protocolo
> [...]

Vai fazer o Takeover de IP e da camada 2, pra sessao ja estabelecida,
repassando o takeover pra quem vc configurou como slave desse servico,
estando o FS sincronizado, o q vc ta compartilhando via NFS vai estar
igual, e o servico que nao conhecia sua sessao vai conhecer na proxima
vez que voce tentar usar o que esta montando via NFS pois vai ser feita
outra RPC.

Faca o teste, monte FS exportado, e derrube o servidor, suba-o
novamente, e sem desmontar/remontar o lado cliente (que ja havia montado
anteriormente) use o mount point NFS de novo. Voce vai ver que se o
servico estiver fora, uma hora vai dar timeout na chamada RPC. Contudo
se estiver disponivel, mesmo depois de vc ter derrubado o servico, note
que a RPC nao vai dar timeout.

Acabei de fazer aqui, mesmo com 1 servidor só. Troquei o MAC com
"ifconfig lladdr" pro Takeover ficar soh no IP, por motivos obvios
apaguei a tabela arp do cliente (oq n vai ser preciso no ambiente),
cliente montou o export, ls dentro do Export, tudo OK, killall -9 mountd
nfsd rpcbind no servidor, ls no cliente.. parou tudo... ficou parado
ateh timeout. No servidor, rpcbind nfsd e mountd -r iniciados de novo,
nova configuracao. "showmount" local, ninguem montado; ls no cliente,
funcionou na hora, showmount no servidor, IP do cliente montado, ou seja
ao custo de 1 chamapada RPC a mais, o servico foi e voltou... pro
cliente ficaria transparente, fora o timeout (com VRRP eh em media 3
segundos de janela pro Slave assumir), limpar ARP nao seria necessario.

Assumindo que a unica coisa em comum entre os processos derrubados e
depois de subir eh o sistma de arquivo (ou o garbage collector nao
funciona... hehe). Entao, soh testando na pratica, mas vjo que se fosse
outro servidor, estando igualmente configurado, a chamada RPC
funcionaria igual.

Voce tenta ou eu tento? hehe esse ambiente sim eh muito facil eu criar
no laboratorio daqui..

Sobre o VRRP (http://www.networksorcery.com/enp/protocol/vrrp.htm), não
é protocolo proprietário, a especificação é aberta (RFC 2338 -
http://www.faqs.org/rfcs/rfc2338.html); a maioria das implementações é
proprietaria (a mais popular é da cisco), mas.. no mundo BSD o VRRP
(HUT) é o FreeVRRP (http://www.bsdshell.net/hut_vrrpimpl.html),
implementação aberta.

--
Atenciosamente,