[FUGSPBR] Redundancia

Eduardo Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org
Qui Abr 1 13:02:06 BRT 2004

On Thu, 1 Apr 2004, Patrick Tracanelli wrote:

> Vai fazer o Takeover de IP e da camada 2, pra sessao ja estabelecida,
> repassando o takeover pra quem vc configurou como slave desse servico,
> estando o FS sincronizado, o q vc ta compartilhando via NFS vai estar
> igual, e o servico que nao conhecia sua sessao vai conhecer na proxima
> vez que voce tentar usar o que esta montando via NFS pois vai ser feita
> outra RPC.

 Ah sim, claro, me esqueci da dupla ARP/MACaddress ;-)

> Faca o teste, monte FS exportado, e derrube o servidor, suba-o
> novamente, e sem desmontar/remontar o lado cliente (que ja havia montado
> anteriormente) use o mount point NFS de novo. Voce vai ver que se o
> servico estiver fora, uma hora vai dar timeout na chamada RPC. Contudo
> se estiver disponivel, mesmo depois de vc ter derrubado o servico, note
> que a RPC nao vai dar timeout.

 É até viável que isso funcione, porém não sei lhe dizer como a dupla
 PHP/Apache iria se comportar com um timeout desse. Ou será que o acesso
 a disco seria por conta do sistema operacional? Imagino que se for
 por conta da aplicação, ela pode muito bem se negar a fazer uma
 re-requisição de sessão por motivo de um pequeno timeout e causar um
 panic ou perda infinita dos dados da sessão. É ver pra crer.

<snip>
> Assumindo que a unica coisa em comum entre os processos derrubados e
> depois de subir eh o sistema de arquivo (ou o garbage collector nao
> funciona... hehe). Entao, soh testando na pratica, mas vjo que se fosse
> outro servidor, estando igualmente configurado, a chamada RPC
> funcionaria igual.

 O grande problema é garantir a sincronização dos arquivos de session de
 forma on-line (último segundo). O que você recomendaria para manter
 essa sincronização de arquivos de forma síncrona?

> Voce tenta ou eu tento? hehe esse ambiente sim eh muito facil eu criar
> no laboratorio daqui..

 Acho que você pode tentar, infelizmente não tenho uma laboratório como
 o seu e minhas máquinas aqui são exclusivamente de produção ;-)

 Procurei pelo nosso amigo Google e encontrei documentos interessantes
 sobre compartilhamento de sessões. Encontrei o msession [1] porém ele
 está absurdamente mal-documentado e não é mais mantido. Outra
 alternativa que encontrei foi usar um pacote chamado "pearsession" [2]
 que trabalha de forma transparente com o PHP bastando algumas simples
 entradas no php.ini e faz com que as sessões sejam armazenadas em
 qualquer storage backend suportado pelas classes PEAR (MySQL,
 PostgreSQL, MSSQL, Oracle, etc)

 Como provavelmente nosso DBA irá exigir uma replicação on-line do
 banco de dados da aplicação, não vai custar nada replicar também
 as tabelas de sessão.

 [1] http://www.mohawksoft.com/devel/msession.html
 [2] http://sourceforge.net/projects/pearsession

 --