[FUGSPBR] [off] ger. de processos

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Abr 8 12:39:36 BRT 2004

Eduardo Crestani wrote:
> Eu tenho percebido algo que talvez alguém com mais experiência em BSD possa me
> explicar. No Linux a tendência natural no gerenciamento dos processos, é
> deixar que o processo tome quase toda memória mem e cache. Isso as vezes é um
> tanto ruim pq se vc por exemplo coloca pra descompactar um arquivo .GZ os
> outros programas ficam lentos demais, até mesmo o mouse trava um pouco.
> Já no freebsd eu notei que o gerenciamento é mais inteligente, o processo não
> toma uma parte significativa da memória, mesmo que ele requisite isso. Por
> [...]

     Voce verificou isso na mesma máquina?  O gerenciamento de memória de ambos
é bom o bastante para não dar esse problema com facilidade.

     O que eu procuraria ver de imediato na máquina é se ela tem memória o
bastante para as tarefas masi comuns, e se o disco não é muito lento.  No caso
no gzip, ele faz uma leitura massiva de disco, e depois escreve de novo.  Num
disco IDE, esse único processo pode ser suficiente para deixar qualquer sistema
operacional lento.  Por isso se recomenda SCSI para servidores, onde o acesso a
disco é mais pesado.