[FUGSPBR] onde colocar o script executável?

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qua Abr 14 00:12:07 BRT 2004

Eduardo Crestani wrote:

>Pessoal,
>
>Onde eu coloco o script que fiz pra não precisar entrar no diretório onde ele
>esta para executa-lo? eu tentei colocar eu alguns dos diretórios do PATH, mas
>mesmo assim ele não executa se eu estiver em um outro diretório.

    Se você está usando uma csh, ou tcsh, tem que dar o comando rehash,
para ele dar uma
nova olhada nos diretórios da path.

    Outra coisa que tem que se certificar, é se ele lhe é executável,
i.e., se tem a flag x quando
dá um ls -ls nele.

    Pode criar um diretório bin no home da sua conta, e modificar o
.cshrc, caso use uma csh
ou tcsh como interpretador de comandos, para incluí-lo na path. No caso
da csh e da tcsh
teria que colocar a seguinte linha.

set path=( $path ~/bin)

    Sugiro não colocar nada que você escreva nos diretórios do sistema,
senão estará correndo
risco de fazer zona. Crie o seu diretório para estas coisas, para os
seus programas, que pode
se chamar bin, e estar no seu home. Eu tenho o meu.

       João Rocha.