RES: [FUGSPBR] [OFF-TOPIC] Spamassassin

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Qua Abr 14 19:55:28 BRT 2004

Primeiro você configura um servidor RBL no seu domínio certo? (Usando o
RBLDNS do nosso querido DJ Bernstein :) )
http://cr.yp.to/djbdns/rbldns.html

Daí no seu "run" do qmail você devera ter algo assim

exec softlimit -m 25600000 tcpserver -S -p -c50 -x
/usr/local/vpopmail/etc/tcp.smtp.cdb -u 89 -g 89 0 smtp rblsmtpd -b -c -a
whitelist.dominio.com.br  -r blacklist.dominio.com.br qmail-smtpd
webmail.dominio.com.br /usr/local/vpopmail/bin/vchkpw /usr/bin/true 2>&1

A flag -r especifica o servidor de "black list".. (blacklist.dominio.com.br)
A flag -a especifica o sercidor de "white list".. (whitelist.dominio.com.br)

Portanto se o domínio tiver na white list, mesmo que ele esteja nesses
servidores internacionais aquele endereço irá "passar".

Eu preferi montar minha própia black list.. Peguei uma lista "genérica"
internacional e tirei ranges telemar/velox.

Qunado um cliente me liga xingando que não tá conseguindo enviar email eu
retiro de minha lista.
Inclusive montei um cgizinho que via web ele solicita a retirada da lista.

Com essa técnica + spamassasin estou muito satisfeito :)

QQ dúvida, mande email

Abraços