[FUGSPBR] Qmail - 454 oops, unable to write pipe and I can't auth (#4.3.0)

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Seg Abr 26 16:26:55 BRT 2004

Ola Pessoal,

	Estou com um qmail rodando numa versão STABLE e com ele autenticando tudo no mysql. Ele estava rodando marivilhosamente bem até que o cliente me pediu pra fazer um upgrade de mysql-3.53 pra mysql-4.0.18 por causa de Inodb. Até ai tudo bem, foi tranquilo de mais pra fazer, eu sabia de todos os possiveis lugares de falhar. Troque o MySQL, ai teve que refazer o php, o courrier, e o checkpassword do qmail, pois tem smtpauth. Todos os serviços estão 100% trabalhando com o o novo MySQL, pois dei um rebuild em tudo só pra linkar coma as novas versões da biblioteca do mysql. Mais o qmail parou de fazer smtp-auth. To usando um qmail com o fonte limpo baixado no braço com os devidos patches aplicatos tbm de forma manual ( to pensando em fazer um port, pq não tem qmail+mysql+auth+tls ).
	Na real, eu peguei todos os envolvidos na história, e passei um strace neles pra mapear as chamadas de sistema, e vi que eles fazem os acessos da mesma forma que faziam antes. O problema me parece residir no tcpserver, pois vejam só, se eu chamar o qmail-smtpd via linha de comando o que  acontece

/var/qmail/bin/qmail-smtpd blz /bin/checkpassword /bin/true
220 blz.com.br ESMTP
ehlo
250-blz.com.br
250-STARTTLS
250-AUTH LOGIN CRAM-MD5 PLAIN
250-AUTH=LOGIN CRAM-MD5 PLAIN
250-PIPELINING
250 8BITMIME
auth plain Z29tZXNAZG9jay5jb20uYnIAZ29tZXNAZG9jay5jb20uYnIAZ29tZXMyMDA0
235 ok, go ahead (#2.0.0)
mail from:everson em inf.ufsc.br
250 ok
rcpt to:everson em inf.ufsc.br
250 ok
quit
221 blz.com.br

Ele me autentica 100%, com um usuário do banco, já se eu fizer isso via tcpserver, vejam:
telnet localhost 25
Trying 127.0.0.1...
Connected to localhost.
Escape character is '^]'.
[...]
Connection closed by foreign host.

Por isso minha desconfiança no tcpserver. Eu incializo ele via o seguinte script que visa no /service/qmail-smtp/run

#!/bin/sh
QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-scanner-queue.pl" export QMAILQUEUE
QMAILDUID=`id -u qmaild`
NOFILESGID=`id -g qmaild`
MAXSMTPD=`cat /var/qmail/control/concurrencyincoming`
exec /usr/local/bin/softlimit -m 600000000 \
    /usr/local/bin/tcpserver -H -R -l 0 \
    -x /etc/tcp.smtp.cdb -c "$MAXSMTPD" \
    -u "$QMAILDUID" -g "$NOFILESGID" 0 smtp rblsmtpd\
        -r relay.ordb.org \
    /var/qmail/bin/qmail-smtpd blz.com.br \
    /bin/checkpassword /bin/true 2>&1

Também li em alguns sites na Interenet (li todos que o google retornou sobre este erro - 23 sites) e alguns acerditam que poderia ser um problema de permissão no /bin/checkpassword, mais eu cheguei ao cúmulo de dar um chmod 4777 nele.

Alguém tem alguma sugestão do que pode ser feito?

Jean