[FUGSPBR] equivalente ao hdparm do gnu/linux

Ter Dez 7 22:10:13 BRST 2004

On Tue, 7 Dec 2004 18:20:58 -0200
Ricardo Nabinger Sanchez <rnsanchez em gmail.com> wrote:

> opa,
>
> eu gostaria de definir um certo tempo pra pôr meus winchesters em
> standby.  o winchester auxiliar é apenas pra boot, não monto nada dele
> e não tem pq ele ficar ligado.

Supondo FreeBSD 5.x:
Depende da compatibilidade do ACPI da sua MotherBoard !

a propria BIOS "põe" o(s) disco(s) em stand-by (do mesmo modo que "apaga a tela"); não precisa de nenhum comando especial.... mas

<filosofia>

a vida de um HD, não importa se IDE ou SCSI, é dada pelo numero de ciclos de start/stop; isso porque somente nas situações de start/stop a cabeça de leitura/gravação toca a superficie do disco (e existe desgaste físico da cabeça/midia).

A maioria dos manuais *não* traz essa informação... :(

Uns poucos trazem: um HD "barato" (IDE, 'low-end') tem a vida estimada em 5.000 ciclos; um bom, e caro, SCSI normalmente é 40.000 (!).

Os de laptop (Toshiba, IBM, Fujitsu, etc) chegam a mais de 100.000 (a mecanica é diferente: quando desliga as cabeças *saem* do disco, e nào vão para o centro)

</filosofia>

Para que parar o HD ?? economizar (eventualmente) alguns Watts/hora do No-Break ??

Nos meus mais de 20 anos de "convivencia" com HDs (quem lembra dos HDs de 5 MB !?), constatei que HDs que *não são desligados* "sobrevivem" muito mais do que os que são constantemente ligados/desligados (ou entram em "stand-by").

(a prática confirmando a teoria/filosofia)

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br