[FUGSPBR] equivalente ao hdparm do gnu/linux

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Qui Dez 9 02:04:36 BRST 2004

opa,

On Tue, 7 Dec 2004 22:10:13 -0200, Antonio Torres
<antonio.torres em newspace.net.br> wrote:
> Supondo FreeBSD 5.x:
> Depende da compatibilidade do ACPI da sua MotherBoard !

sem acpi. :)

> a propria BIOS "põe" o(s) disco(s) em stand-by (do mesmo modo que "apaga a tela"); não precisa de nenhum comando especial.... mas

bios ultimamente só tem me incomodado.  o único jeito dela aceitar o
winchester de 80GB é dizendo que não tem winchester, por isso preciso
que o FreeBSD controle o standby do winchester que só servirá pra
boot.

> Para que parar o HD ?? economizar (eventualmente) alguns Watts/hora do No-Break ??

não, reduzir o ruído economizar na conta da luz de casa mesmo.  como
disse, esse winchester que quero que entre em standy só será usado pra
boot.  a máquina em si já é "econômica", pq o propósito dela é ficar
ligada muito mais tempo do que uma outra máquina "porrada" aqui de
casa, pra que eu e outros usuários possamos acessar de fora.

o ponto mais importante é o ruído, coisa que incomoda muito aqui em
casa quando alguma máquina fica ligada durante a noite.  outro ponto
relevante é que quando os 2 winchesters estão ligados, eles ficam em
torno de 49°C, mas se só o que precisa ficar ligado estiver ligado,
fica em 38°C (41°C em dias quentes).  deixar algum deles pendurado não
é mais uma opção, já tive acidentes aqui por causa disso.

[]'s

--
Ricardo Nabinger Sanchez
GNU/Linux #140696 [http://counter.li.org]