[FUGSPBR] equivalente ao hdparm do gnu/linux

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Dez 10 13:52:04 BRST 2004

Joao Rocha Braga Filho wrote:

>    Eu já usei este golpe baixo, mas tem um outro que
> também já usei. Mentir para  BIOS. Configure à mão o
> HD dizendo que o HD tem uns 30 mil cilindros só. O
> FreeBSD resolve o resto.

Bem lembrado.  A unica limitação é que o sistema tem que dar boot nessa
área.  Em geral não chega a ser problema.

Outra complicação é que algumas BIOS são realmente chatas, e não basta
dizer para elas o formato do HD.  Elas continuam tentando identificar, e
travam.  Por isso alguns HDs de 40G tem um switch para limitar em 32G a
identificação.  Mas essa limitação também é validade dentro do FreeBSD,
e voce perde 8G de espaço.  Sem falar que HDs maiores não tem essa opção.