[FUGSPBR] Re: IPFW + MAC

Marcelo B. marceloc em baydenet.com.br
Qua Dez 22 09:33:08 BRST 2004

Realmente as suas regras estao muito confusa, vamos por partes.
primeiro faca a limitacao antes do "allow" , segunda eu acho que voce nao
precisa declarar os mac's nos pipes acho desnecessario isso.
um exemplo que funciona:

ipfw add pipe 1 all from 10.20.30.0/24 to any in via ak0 layer2 in
ipfw add pipe 1 all from any to 10.20.30.0/24 out via ak0 layer2 out
ipfw pipe 1 config bw 128Kbit/s queue 11Kbytes

depois:
ipfw add allow all from 10.20.30.0/24 to any in via ak0 mac 00:0e:0c:F8:55:94
00:e0:7d:fc:db:b9
ipfw add allow all from any to 10.20.30.0/24 out via ak0 mac 00:e0:7d:fc:db:b9
00:0e:0c:F8:55:94
ipfw add allow all from any to any out via ak0 mac 00:e0:7d:fc:db:b9
00:0e:0c:F8:55:94 mac-type arp
ipfw add allow all from any to any in via ak0 mac 00:0e:0c:F8:55:94
00:e0:7d:fc:db:b9 mac-type arp

#ak0_mac = 00:0e:0c:F8:55:94

As duas ultimas linhas sao precisas se seu firewall for fechado, caso nao
ignore, ate porque outras regras devem ser criadas caso a politica padrao do
firewall for "deny all".
Nao esqueca das variaveis:
net.link.ether.ipfw=1
net.inet.ip.fw.one_pass=0