[FUGSPBR] FreeBSD 5.3 não pronto para o uso na produção

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Dez 24 20:48:19 BRST 2004

Ricardo Alves dos Reis wrote:

>    Não acredito que o problema é generalizado, mas sendo um leitor
> frequente do current tambem diria que o 5.3 saiu
> muito cedo e isso é triste :-( isso pode ser confirmado com um cvsup

     Eu diria que o problema foi a grande quantidade de modificações
inseridas no 5.x, e nao o fato de ter sido lançado "cedo demais".
Quanto mais novidades, mais bugs, e mais problemas.  Isso é normal, e
não é um motivo para reclamações generalizadas.

     Como usuário de FreeBSD desde a versão 1.x, eu posso afirmar com
conhecimento de causa que TODAS as primeiras versões chamadas de
estáveis de um major release eram, em verdade, semi-instáveis.  Tanto
assim que a versão anterior sempre gera pelo menos mais um release
oficial depois.  Assim, apesar da versão 5.3 ter o nome estável, isso
significa apenas que não devem ser colocadas nesta versão novos features
não testados que possam trazer instabilidade, e não que ela já esteja
100% estável de fábrica.  Entendendo esta diferença semantica, não há
mais problemas em definir o 5.3 como estável ou não.

     Talvez o problema do artigo original, e de qualquer generalização é
falar que a 5.3 é instável e dar a impressão que é uma versão ruim.  Não
é ruim, mas eu também não a recomendaria para quem quer um servidor 100%
estável.  Por outro lado ela já é estável o bastante para um hacker mais
afoito configurar um servidor que pode até ficar estável, mas também
pode não ficar.  Um administrador experiente sabe o que fazer, mas um
iniciante pode ficar com raiva generalizada do FreeBSD por causa de
coisas simples que poderiam ser resolvidas com um send-pr e um cvsup, e
nunca mais olhar o FreeBSD com bons olhos.

     Assim sendo, como diria o Che Quevara (;-)), O FreeBSD 5.3 é
estável, pero no mucho...

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br