[FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qua Dez 29 03:02:39 BRST 2004

    Desculpe-me pela demora, mas o meu monitor de vídeo
estava enguiçado. Acabei de quase consertar (depois de
regulado ficou com excesso de brilho, senão saturava os
amplificadores de vídeo).

    Primeiro, pode atualizar o clamav, pois tem versão mais
nova.

    Segundo (muita gente vai me xingar): Retire o qmail e
use o sendmail. Na minah opnião é muito melhor atualmente.
O qmail introduziu em sua época algumas coisas interessantes,
mas ele não evoluiu, e o sendmail melhorou MUITO desde
então.

    Terceiro: Use o clamav-milter. Ele só terá 3 processos em
memória, o atualizador automático, o clamd e o milter. Um
milter é um filtro que faz interface com o sendmail, e neste
caso é para filtrar vírus. O qmail possivelmente roda um, ou
mais, processo para cada e-mail que chega, e isto consom
os recursos da máquina. Um milter tem muito menos overhead
sobre o sistema.

    Se precisar, eu posso ajudar, pois já fiz este processo de
migração.

    Boa sorte,
       João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br