Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Eduardo Meyer dudu.meyer em gmail.com
Qua Dez 29 22:27:15 BRST 2004

E verdade o courier adotou muita coisa excelente do qmail,
especialmente o principio de pos processamento das mensagens antes de
escrita em caixa e a extensibilidade que o maildrop oferece. Inclusive
tem um courier-maildrop com funcionalidades distintas.

> olhada é o courier, eu não conheço ele bem mas AFAIK ele faz o trabalho
> tão bem quanto o qmail. Claro que temos outros MTAs por ai, mas este não
> é o nem ponto aqui.

Na verdade ele nao tem performance tao interessante quanto o qmail,
mas o lado positivo eh menos complexidade de administracao.

> E falando em Yahoo ... é eles tem um excelente serviço de email sim mas
> vale lembrar que eles tem dinheiro também e gente pra desenvolvimento e
> que com certeza de qmail só foi deixado o nome pois eles devem ter o
> próprio software de email baseado em qmail - o que não deixa de ser
> qmail mas foi desenvolvido lá e provavelmente nós nunca usaremos!

Existe modificacoes proprias mas a essencia do MTA nao esta tao
distante. Na verdade no site mantido pelo Russeal Nelson tem patches
criados pelo Yahoo,; o ambiente la abusa de QMTP e QMQP, a maioria em
sua essencia como implementados originalmente. As modificacoes foram
mais pelo lado de balaceamento de carga, e uso de multiplos IPS,
coisas que tem patch pro qmail (mas nao os mesmos). Um dos
desenvolvedores do FreeBSD e' um dos que mantem/auxilia na manutencao
de servicos na Yahoo! Inc, e tambem de vez em quando solta algumas
preciosidades sobre Qmail no Hotmail, o Andre Opperman, criador do
qmail-ldap e commiter de tcp/ip no freebsd; na lista do qmail ele
sempre cita coisas interessantes;

> Qmail é bom ... mas nunca mais vou esquecer da frase do Eduardo Ribeiro
> depois da BSDCon lá no restaurante em Ipanema ... "se qmail é tão bom
> por que então temos que aplicar esse tanto de patch para fazer o que
> precisamos?!"

Isso denota 2 coisas sobre o Eduardo Ribeiro:

1 - Ignorar os termos da licenca do Qmail
2 - Nao ter conseguido extrair todo o poder que o Qmail e os patches
mantidos pela comunidade oferecem;

Conheco uma serie de postfix/exim hookies que quando passaram da fase
experimentalismo com qmail (aquela em que voce aprende as vantagens,
limitacoes, dificuldades, e o poder deste mta) passaram a adota-lo
como primeira opcao, mas nao conheco ninguem experiente com qmail que
o trocou por outro MTA. Isso deve significar alguma coisa.