RES: Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Sex Dez 31 13:17:30 BRST 2004

Olha, eu acho o seguinte

Cada um usa o que melhor lhe atende em sua empresa e as suas espectativas

EU, Frederick, quando preciso de uma solução simples, para uma intranet
pequenininha, deixo o sendmail padrão do freebsd, afinal é só para mandar um
email de syslog, ou um email de alerta...

Sobre os patches do qmail. Ele tem patches não é porque é bugado. Em minha
visão, esses patches são devidos á modularidade dele.

O joãozinho precisa de um recurso X ele apliuca o patch X
O zezinho precisa de um recurso Y ele aplica o Patch Y.

EU, mais uma vez, utilizo em todas as minhas instalações de qmail os patches
descritos no "matt.simerson.net". É o que me atende.

Da mesma maneira, no meu MX secundário eu instalo só 1/2 dos patches ali
descritos, afinal é um MX secundário.

Agora, como tudo que é livre, há variações na instalação e configuração.
Este é um "problema" as vezes enfretados por qualquer um, e em vários
aplicativos.

Por exemplo, existem "n" maneiras de configurar uma VPN;
"n" maneiras de configurar um filtro de pacotes;

Isso dá uma certa dor de cabeça na hora de transição de suporte ou
treinamento no âmbito da empresa.

Mas, para se fugir dessas configurações diferetnes, só usando uma plataforma
fechada de email, de vpn, de filtros de pacotes. É o "preço" que se paga por
usar algo muito flexível.

Com relação ao yahoo, é igual o google. Eles fizeram seu próprio sistema de
arquivos, com certeza o yahoo fez o seu qmail. E de certa forma, eu aqui, o
Frederick faz o seu próprio qmail :)