[FUGSPBR] RAID com SATA

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Dez 31 13:55:06 BRST 2004

Em vez do vinum, se estiver usando FreeBSD 5.3, use o gmirror.

O gmirror usa apenas o ultimo setor da partição para metadados, deixando
o inicio da mesma totalmente original.  Dessa forma, voce não precisa de
nenhuma magia negra para sair do raid da BIOS para o raid do BSD quando
o sistema der boot.  Pode ser usado até mesmo em computadores sem raid
na BIOS, pois até o kernel montar o root não há nenhuma gravação no
disco, então tanto faz se voce le os dados de um unico disco, ou de um raid.