[FUGSPBR] 5.2.1?

Seg Fev 2 10:11:09 BRST 2004

Joao Rocha Braga Filho wrote:

>    Parece que está sendo preparada da versão 5.2.1. Já tem um Release
> Candidate no site:
>
> ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/
>
>    Por que isto? Correção de bugs? Estão pensado em criar a -STABLE?
> Acréscimo de
> drivers? Mais de uma das respostas?
>

>       João Rocha.

João,

Essencialmente correção de problemas e uma preparação para deixar o 5.2
o mais estável possível. O ramo -STABLE ainda está prevista para pós 5.3
(no meio do 5.3 e 5.4), o feedback da comunidade quanto ao 5.2 está
sendo bem positivo e detalhado. Essencialmente alguns andam reclamando
repetidamente das mesmas falhas. A principal delas relacionada aos
dispositivos de controle ATA (IDE convencional).

Aproveitando o bonde o SATA também ta sendo otimizado, apesar que já
estava bom no -RELEASE original. A série de controladoras PDC XXXX da
Promise (aquelas que vem com as Motherboards Tyan) que no Linux precisa
de patches e modulos auxiliares (pdc-ultra sei la das quantas) e uma
dose de sorte para funcionar com kernel que não seja "patcheado" da Red
Hat (interprete LABEL=/) funciona "sozinho" no FreeBSD, antes com o
controlador SATA generico, agora com melhorias de performance pra esse
cara em especifico.

Os chatos (sim, extremamente chatos na minha opiniao pessoal) que andam
fazendo Reviews sobre o FreeBSD 5.2 em sítios respeitados, como
Kerneltrap da vida andam insistentemente (sinceramente, não sei o
motivo) dando mais atencao ao FreeBSD 5 como Desktop do que as coisas no
minimo geniais como GEOM, TrustedBSD, UFS2 e CIA LTDA oferecem... então
tem umas atualizações para o KDE, como problemas com Kuser e kdeadmin3,
e mais umas frescuradas especialmente com KDE e Gnome2.

O IPSec tinha problemas (não sei qual, na pratica), o código cliente
para NFSv4 também, e a primeira contribuição do fork Dragon Fly, algumas
melhorias no TCP/IP. Apesar de "revoltz" com o ramo 5 o Matt Dillon
continua sendo útil...

Umas coisinhas no DEVFS que as vezes falhava na criação por demanda de
dispositivos foi corrigida (essa deu pra sentir na pele).

Recentemente (acho que sexta passada) foi publicado um SA com um
problema na criação de SNAPSHOTS no UFS2 (eles podiam perder atributos),
essa modificacao tambem foi inclusa, essa é de seguranca e extremamente
relevante.

O novo "scheduler" de tarefas do kernel que estava em testes desde sei
la quando (anos afinco), SCHED_ULE, finalmente assumiu o lugar do
SCHED_BSD e a partir do 5.3.1 é o algoritimo de agendamento de tarefas
padrão no kernel GENERIC. A interface de filtro TCP/IP que o PFIL_HOOKS
oferece, utilizada pelo port do Packet Filter no FreeBSD 5 também vira
padrão no GENERIC a partir do 5.2.1.

Depois disso tem umas coisinhas no da(4) (SCSI) e Merge do Firewire.

Normalmente, acho, esse tipo de coisa só iria pra ERRATA, como a gente
ta acostumado, mas acho que querem colocar uma fonte (imagem ISO, etc)
de instalacao mais estavel para ir acostumando o pessoal.

Ah, o código de boot tinha problemas com CDROM USB que foi corrigido, o
que era uma grande questão para instalação com esses dispositivos.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.