[FUGSPBR] 5.2.1?

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Seg Fev 2 11:15:43 BRST 2004

Patrick Tracanelli wrote:

> [...]
> no minimo geniais como GEOM, TrustedBSD, UFS2 e CIA LTDA oferecem...
> então tem umas atualizações para o KDE, como problemas com Kuser e
> kdeadmin3, e mais umas frescuradas especialmente com KDE e Gnome2.
>
> O IPSec tinha problemas (não sei qual, na pratica), o código cliente
> para NFSv4 também, e a primeira contribuição do fork Dragon Fly,
> algumas melhorias no TCP/IP. Apesar de "revoltz" com o ramo 5 o Matt
> Dillon continua sendo útil...
>
> Umas coisinhas no DEVFS que as vezes falhava na criação por demanda de
> dispositivos foi corrigida (essa deu pra sentir na pele).

    Eu senti na 5.0, mas não me lembro agora o que foi especificamente.
Sei que não criou algo, e senti saudades do MAKEDEV.

> [...]
> SCHED_BSD e a partir do 5.3.1 é o algoritimo de agendamento de tarefas
> padrão no kernel GENERIC. A interface de filtro TCP/IP que o
> PFIL_HOOKS oferece, utilizada pelo port do Packet Filter no FreeBSD 5
> também vira padrão no GENERIC a partir do 5.2.1.
>
> Depois disso tem umas coisinhas no da(4) (SCSI) e Merge do Firewire.
>
> Normalmente, acho, esse tipo de coisa só iria pra ERRATA, como a gente
> ta acostumado, mas acho que querem colocar uma fonte (imagem ISO, etc)
> de instalacao mais estavel para ir acostumando o pessoal.

    Eu descobri por que achei o ISO no site ftp://ftp.freebsd.org.

    O maluco aqui estava baixando os CDs do 5.2 pela linha telefônica
neste final de semana. E teria conseguido se não fosse a Telemar (Odeio
a Telemar.).
Aliás, a 5.2.1 já está em Release Candidate, com CDs disponíveis.

> Ah, o código de boot tinha problemas com CDROM USB que foi corrigido,
> o que era uma grande questão para instalação com esses dispositivos.

    Interessante para quem tem  muitos servidores. Agora como todas as
placas mãe tem USB, as máquinas não precisam mais ter CDROM. Pois em
muitos casos, em servidores, se passam meses sem usar o CDROM.

    O Driver da Audigy e Audigy 2, que um chato que testou para desktop
reclamou, está implementado nesta versão? O meu irmão está pensando em
comprar esta placa de som.

    O meu irmão está pensando em tentar usar o FreeBSD ao invéz de um
Ruindow XP, pois só o Ruindows custa mais de R$ 300.00, e ele acha
melhor não usar pirata. É uma questão meio delicada, pois o meu irmão é
advogado. E eu vou fazê-lo de cobaia: "Como um usuário comum se vira com
o FreeBSD?" :^)

    Mesmo sendo uma modificação pequena no número da versão, ela já tem
muitas coisas novas. Da 4.1 para a 4.1.1 só foram acrescentadas as
criptografia, pois tinham conseguido a permissão para exportação logo
depois do lançamento da 4.1, e o driver para ATA 100, pois tinha ficado
pronto neste tempo entre as duas.

       João Rocha.