[FUGSPBR] 5.2.1?

Seg Fev 2 11:48:29 BRST 2004

Oi João, bom dia.

Pois é, tem o announce do 5.2.1-RC já ;-) Maior exemplo que estão
querendo passar pente fino no -RELEASE é sair -RC (se não me engano
desde a semana passada), e esperar feedback, que alias ja ta
acontecendo, tem umas msgs de erro de cdrecord com ATA, enviadas por
usuarios que ja aplicaram as correcoes do 5.2.1, etc. Muito bom esse
tipo de coisa ao meu ver.

>    Interessante para quem tem  muitos servidores. Agora como todas as
> placas mãe tem USB, as máquinas não precisam mais ter CDROM. Pois em
> muitos casos, em servidores, se passam meses sem usar o CDROM.

Pois é, mas eu pessoalmente não me sinto em casa com a velocidade de
acesso a dispositivos USB (mesmo USB2). Gavetas de HD, CDROM e um
dispositivo adaptador de Compact Flash, EEPRON e aquemes memory stick da
Sony (usado nas Mavica e Cybershot da vida) foram os unicos dispositivos
de "storage" USB que eu testei, e a velocidade deles sempre bem abaixo
das implementações "normais", ATAPI, etc.

Mas sem dúvida é mais funcional. Isso ja funcionava no "pós instalacao",
a modificacao foi para bootar a partir do CD USB. Concordo 100% com sua
opiniao sobre a facilidade e todas placas (ou a grande maioria) ter USB
disponivel. Felizmente o umass(4) funciona bonitinho via módulo, assim
não temos que manter USB no kernel, nem deixar o usbd rodando... sem
coisas disparando sozinho ao plugar dispositivos.. da pra ficar mais
satisfeito hehe.

>    O Driver da Audigy e Audigy 2, que um chato que testou para desktop
> reclamou, está implementado nesta versão? O meu irmão está pensando em
> comprar esta placa de som.

Sinceramente não tenho idéia. Nada que eu tenha visto nos logs da
cvs-all, mas tambem não sou o melhor exemplo vivo de quem presta atencao
100% na cvs-all com dispositivos que eu nao tenha expectativa especial.
Então não sei te informar :\

Hehe, realmente o seu irmão vai ser uma cobaia e tanto. Espero que ele
não precise entrar no bb.com.br e se aventurar com o teclado virtual em
Java que ta rendendo tanto ti ti ti aqui na lista ;-) Nem dancar no
videoke animado desses sites em Flash 6, hehe. Pode ser que exista algum
navegador melhor que o Mozilla para essas peripécias. Dizem que Mozilla
sob compat binaria com Linux funciona melhorzin para isso... mas nunca
me dei ao trabalho de tirar a limpo, quem sabe seu irmão consiga boas
aventuras ;-)

>    Mesmo sendo uma modificação pequena no número da versão, ela já tem
> muitas coisas novas. Da 4.1 para a 4.1.1 só foram acrescentadas as
> criptografia, pois tinham conseguido a permissão para exportação logo
> depois do lançamento da 4.1, e o driver para ATA 100, pois tinha ficado
> pronto neste tempo entre as duas.

Pois é, o RELENG_4_1_1 virou piada para o time de engenharia de versoes
devida ao espaco curtissimo entre 4.1 e 4.1.1, e o azar nas falhas que
tiveram que ser corrigidas. Tinha problema de SSL e tambem do querido
Bind8, problemas sérios remotos, lembra? Foi tragico, hehe. Felizmente
no caso do 5.2.1 é mais para jogar para o futuro do que corrigir
problemas de "timing" (porque se o 4.1.1 tivesse sido lancado com 3 dias
de atraso, nao teria comprometido o 4.1 essencialmente por problemas de
terceiros...).

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli