[FUGSPBR] 5.2.1?

Bruno Soares de Barros bruno-barros em ig.com.br
Seg Fev 2 11:58:45 BRST 2004

     Concordo plenamente com você. Estava lendo um review sobre o 5.2 e fiquei
muito triste ao saber que desconsideravam as principais melhorias,
colocando-as em background só porque um certo dispositivo (SOM) passou a não
ser suportado mais na versão mencionada. Vejo os reviews muito orientados
para desktops (assim como você) e acho que não é esse o objetivo do mesmo.
Até porque o FreeBSD nunca se preocupou tnato em ser um sistema desktop
(apesar de poder ser usado com facilidade), já que o uso do FreeBSD é para
soluções críticas.

     Li uma entrevista de um desenvolvedor do FreeBSD que dizia:

 - Melhoria na performance. Este é o objetivo do ramo 5.x, mas ainda há um
longo caminho a trilhar.

   * Isso é indiscutível! ;D

- Maior quantidade de features de empreendimento. HopPlug PCI, agrupamento do
servidor e do filesystem e suporte 64GB RAM são extremamente necessários para
que o FreeBSD tenha a possibilidade aumentada em ser usado, como plataformas
high-end, em mais corporações.

     Bom isso deixa um pouco claro o ramo do FreeBSD e sendo assim eu acho que
o review deveria ser focado nisso também a que realmente o sistema se
destina.

>     Eu senti na 5.0, mas não me lembro agora o que foi especificamente.
> Sei que não criou algo, e senti saudades do MAKEDEV.

     Isso aconteceu comigo também e me fez pensar no MAKEDEV também!

      È li sobre isso e realmente foi uma inclusão crítica no meu ponto de
vista, o que deveria contar muitos pontos a favor!

>     Eu descobri por que achei o ISO no site ftp://ftp.freebsd.org.
>
>     O maluco aqui estava baixando os CDs do 5.2 pela linha telefônica
> neste final de semana. E teria conseguido se não fosse a Telemar (Odeio
> a Telemar.).
> Aliás, a 5.2.1 já está em Release Candidate, com CDs disponíveis.

      Quem precisar ou quiser testar eu mando pelo correio a cópia! Basta
postar o endereço aqui. Não cobro nada para fazer isso! :D

      Sim cheguei a ter problemas com isso. Para mim foi muito chato, mas não
era o único modo de instalação viável para mim, felizmente. :D

>     O Driver da Audigy e Audigy 2, que um chato que testou para desktop
> reclamou, está implementado nesta versão? O meu irmão está pensando em
> comprar esta placa de som.

       Estava falando de um cara exatamente que fez o review reclamando disso,
é mole! ;D

>     O meu irmão está pensando em tentar usar o FreeBSD ao invéz de um
> Ruindow XP, pois só o Ruindows custa mais de R$ 300.00, e ele acha
> melhor não usar pirata. É uma questão meio delicada, pois o meu irmão é
> advogado. E eu vou fazê-lo de cobaia: "Como um usuário comum se vira com
> o FreeBSD?" :^)

       Acredito que ele consiga usar sem problemas. Afinal o X está aí para
isso mesmo não é mesmo? ;D !

       O FreeBSD tem melhorado a cada dia, desenvolvimento está ótimo e o core
raciocina de forma correta dando mais atenção as partes críticas do que em si
ao suporte desktop como muitas distro linux estão fazendo (se vendendo!).

Vida longa ao FreeBSD,

Bruno S. Barros