[FUGSPBR] MySQL

Seg Fev 2 11:56:31 BRST 2004

Ronan Lucio wrote:

> Tenho um Banco de Dados MySQL-4.0.14

[cut]
> de um certo número de acessos simultâneos (acredito que uns 30)
> a mesma requisição para a demorar uns 15 segundos em média.
[cut]

> 1) Alguém ja passou por isso e teria alguma dica?

Particularmente, não, ainda mais com o número tão baixo assim de acessos
simultaneos. Se bem que isso não diz muito dependendo do número de
queries que cada instancia dessa faz. Quais as estatisticas de query do
MySQL essa hora? Acho que "show full status" ou "complete status" mostra
essas informacoes, se não me engano.

> 2) Alguém saberia informar alguma documentação sobre
>     Performance Tunning com MySQL.
>     OBS: Já li a documentação sobre otimização de queries no site da MySQL.

Ótimo, otimizar queries pode não ajudar de cara nesse caso em especial,
mas é bom ter lido ;-).

Ronan, a única coisa que eu te aconselharia inicialmente é um tuning no
MySQL por meio do my.cnf. A instalação via ports oferece sob
/usr/local/share/mysql/ vários arquivos .cf exemplo, sendo o mais
"parrudo" (como diria o Branco nas aulas de APS hehe) o arquivo
my-large.cnf que serve como base de exemplo.

A documentação sobre como criar seu .cnf é bem completa no site do
MySQL. Acho que isso pode ajudar, especialmente no que diz respeito a
Cache e flush do servidor (cache de queries inclusive).

É onde eu recorro quando o MySQL passa a não dar conta, e normalmente
sempre resolve o caso. Você pode copiar o seu my.cnf para /var/db/mysql,
(default do ports) ou onde quer o "root" da base de dados do seu mysql
for, ou sob /etc/ ou /usr/local/etc/ (a documentacao fala a ordem q ele
procura pelo my.cnf).

> 3) Seria isso alguma limitação do FreeBSD em relação a threads?

Duvido muito viu...

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli