RES: [FUGSPBR] "tx underrun, increasing tx start threshold"

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Fev 6 16:32:48 BRST 2004

Renato Frederick wrote:

>fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
><mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org> escreveu em sexta-feira, 6
>de fevereiro de 2004 15:21:

>Ué...
>
>root em bridge~: cat /var/run/dmesg.boot |grep xl0
>xl0: <3Com 3c905C-TX Fast Etherlink XL> port 0xdc00-0xdc7f mem
>0xff8ff400-0xff8ff47f irq 9 at device 9.0 on pci1
>xl0: Ethernet address: 00:01:01:c7:3a:2d
>miibus0: <MII bus> on xl0
>
>root em bridge~: netstat -i
>Name  Mtu   Network       Address            Ipkts Ierrs    Opkts Oerrs
>Coll
> [...]

    No meu caso as placas estavam defeituosas. Uma foi colocada já
defeituosa na
máquina, pois já tinha sido usada antes. Outra enguiçou no início de uma
tarde.
Como o servidor, que era um firewall, estava com uma placa sobrando, eu
mudei
todo o tráfego para esta outra placa. Troquei a defeituosa na noite do
dia seguinte.

    Outro motivo para eu não usar esta placa é o baixo desempenho dela.
Eu fiz um
teste com o firewall mencionado acima. Ele também tinha um NAT, cujo consumo
de CPU é proporcional ao tráfego. Uma das placas era uma Realtec, se não em
engano. A outra eu testei com Realtec, Intel e 3Com. A pior foi a 3Com e
a melhor
foi a Realtec. A intel funcionou bem, mas o tempo que o sistema ficava
tratando
interrupção era muito alto, e assim perdeu para a Realtec. A medida foi
com o
comando:

time wget -m ftp://.....

    Ou seja, fazendo um mirror de um site ftp. O primeiro valor era
ignorado, só dando
atenção para as execuções seguintes, para aproveitar bem o cache. A
máquina de menor
CPU em toda esta operação era o firewall, que era um Pentium II de 400
MHz. O
servidor de FTP era um Pentium III 500 ou 550 MHz, com HDs Seagate
Barracuda de
9 GB. A outra máquina era um Pentium 4 1.8 GHz, com HD IDE de 7200 RPMs.

    Eu gostaria de um dia poder repetir o teste, com um ambiente mais
controlado do que
eu usei para o teste. Talvez até fazendo combinações de placas de rede.
Mas acho que
na realidade eu só preciso de 2 máquinas, uma para rodar o nat e colocar
as placas de
rede, outra para ser o ftp site, ou outro método para gerar tráfego.

       João Rocha.