RES: [FUGSPBR] "tx underrun, increasing tx start threshold"

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Sex Fev 6 15:41:02 BRST 2004

fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
<mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org> escreveu em sexta-feira, 6
de fevereiro de 2004 15:21:

>     Sugiro ficar observando esta interface. Eu não tive experiências
> muito boas com estas placas de rede 3Com. Duas delas enguiçaram
> gerando uma quantidade absurda de interrupções, consumindo totalmente
> a CPU com isto. Quando tivava o cabo de rede o sistema desatolava.
> Fora que o desempenho dela era muito inferior à Realtec.
>
>     Eu não dei o comando netstat -i, e nem me lembro se tive
> mensagens de erro iguais a sua, portanto não tenho como saber se o
> erro que lhe aconteceu tem alguma relação com o que me aconteceu, mas
> [...]

Ué...

root em bridge~: cat /var/run/dmesg.boot |grep xl0
xl0: <3Com 3c905C-TX Fast Etherlink XL> port 0xdc00-0xdc7f mem
0xff8ff400-0xff8ff47f irq 9 at device 9.0 on pci1
xl0: Ethernet address: 00:01:01:c7:3a:2d
miibus0: <MII bus> on xl0

root em bridge~: netstat -i
Name  Mtu   Network       Address            Ipkts Ierrs    Opkts Oerrs
Coll
xl0   1500  <Link#1>    00:01:01:c7:3a:2d   335523     0    38644     0
5594

Nunca tive estes problemas, mas quando o tráfego passante nessa máquina
(bridge) aumenta, evtulamente ele me dá essas mensagens..

15:20:53 bridge /kernel: xl0: transmission error: 90
15:20:53 bridge /kernel: xl0: tx underrun, increasing tx start threshold to
180 bytes

Mas minha máquina nunca travou  ou apresentou este problema.. Eu acho que
ele aumnta algum buffer interno da placa .. Nada anormal creio eu.

E não é só 1 ou 2 máquinas, são várias máquinas com placa 3com que me dão
essas mensagens, mas...

root em bridge~: uptime
 3:34PM  up 125 days,  5:50, 1 user, load averages: 0.00, 0.00, 0.00