[FUGSPBR] nat em 2 placas de rede

Rodrigo Planche rodrigo.planche em itelefonica.com.br
Qui Fev 12 10:20:17 BRST 2004

Ola lista.

No momento estou utilizando uma maquina com FreeBSD e com placas de rede
para fazer nat aqui na rede interna da empresa. Como estamos nos tornando um
pequeno provedor wireless eu estava pensando em acrescentar uma terceira
placa de rede nesse server.

rl0 = 200.x.x.x
rl1 = 192.168.0.0/24 - Rede Interna
rl2 = 192.168.1.0/24 - Rede Wireless

Vou ter que fazer nat para duas redes. Questao:?

Como vou especificar no arquivo natd.conf que vou fazer nat para 2 redes e
como especifico isso no rc.conf? Como ira ficar as regras.?Não é que eu
tenha tentado e nao conseguido é que nem tentei e gostaria da experiencia de
voces. Sera que é a melhor maneira?
Como restringiria o acesso para ipfw por endereço MAC?

Agradeço