[FUGSPBR] [OFF-TOPIC] Servidor de Firewall

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Fev 13 16:46:31 BRST 2004

Márcio Luciano Donada wrote:

>Bom dia,
>Amigos, preciso de umas dicas do senhores. Bom, estou com um cliente que tem
>um link da brTelecom de 256kb com 6 ip's validos. Bom, gostaria de fazer o
>primeiro servidor de firewall e depois dentro da rede um servidor de web,
>e-mail, etc... Mas para fazer o roteamento da internet para a rede interna,
>estou pensando em fazer isso na máquina que irá fazer o firewall, gostaria
>de saber se é recomendável ou não, pra deixar a outra máquina web, e-email,
>trabalhar independente, pois existiram muitas contas de e-mail, passaram de
> [...]

   Uma sugestão é o firewall responder pelos 6 IPs, mas só um para ele
mesmo.
Os outrs 5 seriam para NAT estático, para servidor web, de e-mail, etc.
Assim
estes servidores ficariam do lado de dentro da rede, e mais próximo dos
usuários.
É fácil de fazer, razoavelmente seguro, etc, e a única máquina com duas
interfaces
de rede é o firewall, e de "sobremesa" você liga o roteador ao firewall
por um cabo
cross, sem hub, etc.

   Assim pode colocar os servidores sob o mesmo controle de banda, etc.

   Em caso de dúvida, pergunte.

      João Rocha.