[FUGSPBR] nat em 2 placas de rede

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Sex Fev 13 14:05:25 BRST 2004

   O correto é rodar o natd nas interfaces que irão fazer nat, no teu
caso, se a rl0 tem ip externo e tu quer fazer nat nela, deves utilizar o
natd nela. Se quiseres fazer nat da rl1 (privada) para a rl2 (outra
privada) deverás rodar o natd nela também. E é pra isso que serve a
minha solução, caso tu queiras apenas passar o trafego das privadas pela
rl0, não há necessidade de implementar. Caso haja necessidade de passar
o trafego da rl1 para a rl2 ou vice-versa, HA necessidade sim.
  Exemplo visual

se todas as regras contiverem apenas um divert via rl0 beleza, soh rode
natd nesta interface e está tudo certo. Mediante a necessidade de um
divert via rl0 e outro divert via rl1, pronto, tu realmente tens a
necessidade de rodar dois natd, um para cada interface, e poderá
utilizar minha solução.

Abraços,

--
Rodrigo Graeff