[FUGSPBR] Novo na lista

Eduardo eduardolista em terra.com.br
Ter Fev 17 17:00:10 BRT 2004

me refiro a pequenos detalhes. Por exemplo:
No Linux era HDA1, HDA2, FD0, etc....
E no FreeBSD não sei.
De resto, percebi diferenças em relação à ausência do RPM.

Fora isso nada mais...

Por sinal, ficou show o desempenho da máquia cobaia que instalei...

à propósito, quais os nomes dos drives de disquete, CD-ROM e HD?

Eduardo

----- Original Message -----
From: "Eduardo Alvarenga" <eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, February 17, 2004 2:57 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] Novo na lista

On Tue, 17 Feb 2004, Eduardo wrote:

> Sou novo na lista e no uso do FreeBSD.

 Seja bem vindo.

> Curso Ciência da Computação e trabalho em uma empresa que atua com
> instalação de servidores e sistemas em PHP+MySQL.
> Faço uso do Linux há alguns anos e venho notando a necessidade de um
> "algo mais" (espero não estar magoando os sentimentos de nenhum amante
> do Linux daqui da lista, mesmo pq eu gosto muito do SO Linux), por
> isso instalei o FreeBSD e estou tentanto usá-lo porém estou tendo
> dificuldades quanto à configuração dos serviços (FTP, Web, etc).

 Bem, se você precisa de "algo mais" percebo que você não está
 totalmente satisfeito com o Linux (ou com sua distribuição Linux).

> Gostaria de alguma sugestão de onde posso encontrar alguma
> documentação a respeito de configurações de serviços como proxy, http,
> ftp e bd mysql para o FreeBSD, mesmo pq não consegui nem ao menos
> acessar meu CD e drive de disquete (no Linux eu usava o mount
> /mnt/floppy).

 O handbook te ajudará bastante.

 [1] http://www.FreeBSD.org/handbook/

 Mas com esse seu comentário me surgiram algumas dúvidas. Serviços como
 proxy, http, ftp e mysql têm a configuração exatamente igual ao do
 Linux ou muito parecida. Por isso chego a seguinte questão:

 - Que Linux fora do padrão você usava?
 - http = apache? proxy = squid ? ftp = ftpd/pureftpd/proftpd ?
 - Você usava algum tipo de super-ultra-hyper-click-and-run configurador
   automático de serviços ?
 - Era um Linux "windowsmizado" (sátira de sodomizado) ?

 A grande diferença entre Linux e BSD é a questão de simplicidade. Nem
 sempre um lindo botão ou menu é mais fácil e intuitivo que uma linha de
 comando (além de que um botão nem sempre te diz o que ele está
 fazendo).

>     Qualquer sugestão será bem vinda. Vinha auxiliando nos projetos
> KDE e OpenOffice. Gostando do FreeBSD, pretendo auxiliar nos projetos
> de tradução ou desenvolvimento dele.

 Ótimo ;-). Espero que você goste do FreeBSD e seus "parentes" e possa
 ajudar nossa comunidade a crescer cada vez mais. Já que você tem um pé
 no KDE e no OpenOffice, não vai custar nada botar um pouco mais até o
 joelho!

 Atenciosamente,

 --
 Eduardo A. Alvarenga