[FUGSPBR] X e audio em terminal

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Seg Jan 5 13:28:18 BRST 2004

	Ola,

On Mon, 5 Jan 2004, Fugspbr wrote:

> Tem um projeto interessante (www.ltsp.org) que é muito bom para a
> solução de terminal burro, vc pode ter o Linux rodando para dar o boot
> nas estações, e ter o FreeBSD como servidor em tudo.
> Esse problema já é resolvido nesse projeto, de uma olhada como foi
> resolvido em :

	De fato, o LTSP eh uma solucao excelente. Ja fiz uns testes com
ele, embora nunca tenha tentado som remoto (ate' pelo fato de que o unico
micro que tem placa de som aqui em casa e' o proprio "servidor" :-) ).

	O problema que havia na epoca, que hoje ja foi resolvido, era um
BUG no plugin flash que derrubava o Mozilla quando rodado num display
remoto. Mesmo hoje, a velocidade da exibicao sempre deixa um pouco a
desejar... Obviamente, para empresas que querem renovar seus sistemas sem
trocar o parque de maquinas, ou para aquelas que vao rodar em muitas
maquinas sistemas dedicados (por exemplo, centrais de atendimento,
escolas, etc) eh a solucao mais barata e IMHO de mais facil manutencao
depois.

	Ja passando um pouco para o offtopic, eh bastante interessante
isso. Antigamente a arquitetura servidor-terminal burro era basicamente a
unica solucao viavel, mas depois foi amplamente substituida por PCs
autonomos, cada um com seu HD e configuracao propria. Hoje em dia muita
gente acha que manter um parque com muitos PCs, todos atualizados (tanto
de software e hardware) pode ser inviavel (especialmente pelo $$$
envolvido), e portanto a solucao eh voltar para o antigo modelo.

	E eu concordo com isso :-) Se a gente analisar direito, muitas
empresas mantem dezenas ou ate' centenas de computadores que geralmente
sao trocados a cada tres-quatro anos, tudo para que o funcionario abra um
navegador, um editor de texto e um software de groupware. E isso sem
contar a equipe envolvida na manutencao de todos esses micros...

	[]s
	Ricardo.