[FUGSPBR] Problemas com configuração de dual processor

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Ter Jan 6 14:33:35 BRST 2004

	Ola,

On Tue, 6 Jan 2004, [iso-8859-1] Soares Neto Claudionor wrote:

> Pessoal!
> Estou com problemas para configurar meu servidor, pois
> o mesmo é bi-processado, mas possui processadores
> diferentes (pentium III e pentium II), quando habilito
> no kernel o smp, a compilação corre normalmente, mas
> quando tento reiniciar a máquina ocorre o erro " trap
> 9 with interrups disabled" e trava a máquina.

	Milagre voce conseguir dar boot na sua maquina com dois
processadores diferentes. :) Nao deve ter jeito de fazer funcionar dessa
maneira :) ... Mas, se voce esta conseguindo dar BOOT e ter os dois
processadores detectados, existe uma remota possibilidade que voce consiga
alguma coisa se colocar o Pentium II como cpu 0. Obviamente essa afirmacao
eh baseada num chute e nao em fundamentos tecnicos absolutos :) Se o Piii
for totalmente "backward compativel" com o Pentium II e o seu micro nao
mandar instrucoes estranhas a ele... Muito pouco provavel, mas no mundo
dos PCs mazelas as vezes vingam :)

	De qualquer forma, voce vai precisar que os dois CPUs trabalhem
com a mesma frequencia, incluindo ai multiplicador e velocidade do
barramento. Eu realmente desaconselho qualquer tipo de solucao que nao
seja colocar dois CPUs iguais :)

	E qual versao do FreeBSD voce esta usando? Se for 5.1, nao se
preocupe... aqui em casa eu tenho uma maquina SMP e esses erros ocorrem
frequentemente ao desligar/reiniciar. Ate' tenho que dar sync antes de
mandar desligar ou dar reboot, pois isso o kernel nao chega a fazer. Com a
serie 4.x isso nao ocorre.

	[]s
	Ricardo.