[FUGSPBR] Problemas com configuração de dual processor

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Jan 8 16:18:03 BRST 2004

Soares Neto Claudionor wrote:

>Pessoal!
>Estou com problemas para configurar meu servidor, pois
>o mesmo é bi-processado, mas possui processadores
>diferentes (pentium III e pentium II), quando habilito
>no kernel o smp, a compilação corre normalmente, mas
>quando tento reiniciar a máquina ocorre o erro " trap
>9 with interrups disabled" e trava a máquina.
>
>Gostaria de saber se existe algum tipo de configuração
>para que eu possa usar a minha configuração com smp.

    O SMP da Intel usa um barramento só para os dois processadores, e eles
dividem o acesso à memória e aos periféricos. Isto limita muito o
desempenho.
Portanto, os 2 processadores tem que funcionar de forma igual, ou muito
parecida,
para evitar comflitos. Não sei como é feito o SMP do Pentium 4, mas acho
que é
da emsma forma.

    No AMD K7 é diferente. Cada processador tem o seu próprio barramento, e
aparentemente podem ser diferentes. No Opteron acho que podem ser
diferentes,
desde que os canais de comunicação operem no mesmo clock, já que isto não é
problema atualmente, pois só existe um cloch para eles. Aliás, o sistema
de SMP
do AMD 64 parece ser MUITO superior ao da Intel.

    Em suma, na Intel os processadores tem que ser iguais.

        João Rocha.