[FUGSPBR] shell server

gabrielcbarros em uol.com.br gabrielcbarros em uol.com.br
Ter Jan 6 15:48:38 BRST 2004

Olá,

Mês que vêm tenho que montar 2 servidores de shell. Um eu
vou montar para uso próprio (para aprender mesmo), vou
liberar apenas para amigos e coisa e tal... Mas o outro é
para uma faculdade, que além de servir os alunos ainda
vai ter shells gratuítas para qualquer um envolvido em
pesquisas (muita gente).

Para a primeira máquina não pretendo fechar tanto a
segurança, minha preocupação principal é performance. Já
na segunda vou direcionar todos os esforços em segurança.
Estava pensando em usar chroot para cada usuário e deixar
dentro dos homes apenas o suficiente para scripts básicos
(bc, wget, scp, sort, etc) e uns compiladores (que será a
função principal da máquina)

Então estou escrevendo para saber se vocês já fizeram
algo parecido e tem alguma dica para evitar dores de
cabeça ou mesmo se já têm o caminho de uma boa solução
para algum dos casos.

Obrigado,
Gabriel