[FUGSPBR] Problema no Freebsd 5.1

Qua Jan 7 10:48:39 BRST 2004

Luiz Gustavo wrote:

>  Ate onde eu sei a opcao MAXUSERS hoje eh meio desnecessaria, basta usar
>  o sysctl apropriadamente. So nao sei se o 5.x ainda faz uso do
>  login.conf para ditar certas politicas...

Na verdade o MAXUSERS continua tão importante quanto sempre foi, mas na
série 5 o "self-tuning" da variável foi aprimorado em comparação com o
RELENG_4 e agora omitir a entrada "maxusers" no arquivo de configuração
do kernel é a mesma coisa que definir "maxusers     0" (ou seja, "faz o
que voce achar melhor").

Mas continua conservador (como todo tuning padrao no FreeBSD), em uma
estação com 512MB e até 2Ghz de processamento ele vai definir a variavel
maxusers perto de 230 ou 240, enquanto manualmente (logico, como estamos
falando de tuning a coisa é mais heuristica do que exata) seguramente
poderiamos definir de 380 a 512.

A MIB sysctl kern.maxusers é "read only" depois que o sistema está no
ar, portanto nada de sysctl.conf. Deve ser alterada no momento da carga
do kernel, via /boot/loader.conf.

O login.conf(5) continua controlando as mesmas coisas que no RELENG_4.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.