[FUGSPBR] ajudem um ignorante em scsi :)

Gabriel Barros gabrielcbarros em uol.com.br
Ter Jan 6 21:11:30 BRST 2004

> recomendado pelos manuas: qualquer drive *com o mesmo número de pinos* !!

gostei! é simples :)

> é verdade; existem adaptadores, mas os bons (que funcionam) são *caros*
> (em alguns casos mais caros do que adicionar uma nova controladora e
> ignorar a antiga)

O ruim da indy é isso, é tudo um bloco sólido... trocar a controladora
não é uma opção, mas usar esse adaptador ou o de IDE->Scsi (que mesmo
custando uns $100) ainda barateia muito se me deixar usar uma HD de 20GB
a pelo menos 10Mb/s... Alguém já teve algum contato com esses conectores
de IDE para Scsi? ...Já os de 68pin->50pin realmente não valem, eu não
sabia que costumam ser quebra galhos... Eu li um pouco mais e a perda de
velocidade eh absurda. No caso dessa máquina, velocidade está muito
acima de estabilidade.

> tem muita "gaveta SCSI" 'fajuta' no mercado.... são apenas "adaptadores
> mecanicos";  tambem tem gabinetes para drives externos de excelente
> qualidade por aí.... precisa procurar.. os bons (STOREDGE da SUN, p.ex.)
> têm um adaptador "decente" interno (SCSI em 10MBps externo e UWSCSI em 40MBps
> interno)... acho que é o que voce precisa..

> *em minha opinião* só servem para poder vender uma maquina e dizer que
> tem HD..... não confiaria para ambiente de produção...

Vou ter que pesquisar mais isso, estava contando que fossem uma boa
saída :-/
..Ainda mais por que estava pensando em colocar um drive de DVD nessa
máquina, e acho que nunca nem ouvi falar de DVD scsi.

> Não sei detalhes das suas necessidades, mas uma sugestão: arranje um HD
> (usado ou novo) "de 50 pinos" e, caso necessite de mais espaço, ponha um
> NFS

O ruim é que essa máquina vai ser usada para captura de vídeo... se eu
tiver 10Mb/s já estou satisfeito (PalM em 720pixel, mais do que bom)
atualmente estou usando 2 drives de 1Gb cada num pseudo raid 0, mas não
dá mais. O trabalho de capturar alguns minutos, passar via nfs, capturar
outros minutos... é o inferno.

> Para encontrar disco usado, procure ( www.mercadolivre.com.br;
> www.computadorusado.com; etc..) maquinas IBM (ou ABCBull) RS6000
> antigas, elas usavam **excelentes** drives de 4GB...

SE ALGUÉM DA LISTA TIVER HD'S SCSI 50 PINOS EU COMPRO :)

> Se voce for de Sao Paulo, sempre pode garimpar na "Rua Santa Ifigênia"
> (sim, é Ifigênia, com "I") em suas diversas lojas de computador usado...

hehe, moro a uns quarteirões da santa ifigenia, já dei muitas voltas lá
atrás disso... tudo o que acho é uma bacia (literalmente) de HD's scsi
50pinos a R$100,00~R$500,00 "no estado". Até eu conseguir andar com a
indy e seu monitor de 21" até la para testar, não vale a loteria

Obrigado pelas dicas!
Gabriel