[FUGSPBR] ajudem um ignorante em scsi :)

Ter Jan 6 20:33:36 BRST 2004

At 19:52 6/1/2004, you wrote:
>Nunca tive de mexer com scsi na minha vida, mas agora
>preciso fazer um upgrade em uma sgi indy, que usa scsi-2
>50 pinos (não é ultra ou wide ou qualquer coisa, apenas
>scsi-2).
>
>Queria saber    os drives que posso usar nela.

recomendado pelos manuas: qualquer drive *com o mesmo número de pinos* !!

>Tem muito lugar que eu leio que pode-se usar uma HD de 68
>ou 80 pinos desde que se use o adaptador para 50 pinos.
>Isso é verdade, ou é verdade apenas para os modelos wide
>ou ultra?

é verdade; existem adaptadores, mas os bons (que funcionam) são *caros* (em
alguns casos mais caros do que adicionar uma nova controladora e ignorar a
antiga)

>Também estou em dúvida sobre HD's externos. Tem gavetas
>de HD scsi que dizem que tem o adaptador externo de 68
>pinos mas o externo é de 50... o que isso quer dizer???

tem muita "gaveta SCSI" 'fajuta' no mercado.... são apenas "adaptadores
mecanicos";  tambem tem gabinetes para drives externos de excelente
qualidade por aí.... precisa procurar.. os bons (STOREDGE da SUN, p.ex.)
têm um adaptador "decente" interno (SCSI em 10MBps externo e UWSCSI em 40MBps
interno)... acho que é o que voce precisa..

>E sobre as pequenas placas que permitem o uso de um drive
>IDE com uma controladora scsi? alguem já testou isso?

*em minha opinião* só servem para poder vender uma maquina e dizer que tem
HD..... não confiaria para ambiente de produção...

Não sei detalhes das suas necessidades, mas uma sugestão: arranje um HD
(usado ou novo) "de 50 pinos" e, caso necessite de mais espaço, ponha um NFS

Para encontrar disco usado, procure ( www.mercadolivre.com.br;
www.computadorusado.com; etc..) maquinas IBM (ou ABCBull) RS6000 antigas,
elas usavam **excelentes** drives de 4GB...

Se voce for de Sao Paulo, sempre pode garimpar na "Rua Santa Ifigênia"
(sim, é Ifigênia, com "I") em suas diversas lojas de computador usado...

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br