RES: [FUGSPBR] OFF - EMPREGO

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Sáb Jan 10 09:25:38 BRST 2004

A discussão está interessante, sem flames até o momento, e ainda estamos
vendo o lado comercial e técnico desse assunto, vou deixar minha opinião.

Acho que o problema é a mentalidade do "empreendedor brasileiro".
O que? Pagar 1200 se eu posso pagar 600 e esperar as filas enormes aqui na
porta? É ruim de serviço eu demito e contrato outro e outro...

Em dezembro um amigo, muito competente diga-se de passagem, graduado na área
de telecom, com experiência em administração, que alem de gerente de TI
ainda reduziu custos na área de telecom da empresa, foi demitido, e no lugar
dele colocaram o estagiário que tinha acabado de formar, que estagiou no ano
passado lá.

Claro que o estagiário não sabe fazer nem metade dele, mas o salário é muito
menos que 1/4, portanto o dono dessa empresa deve estar com a mentalidade de
que ta economizando.. todos nós aqui técnicos sabemos que o estagiário está
é dando prejuízo, pois é impossível um recém formado (nada contra
estagiários ok?) e novo na empresa ter a mesma expertise e desenvoltura que
um funcionário graduado, e com anos de experiência e 6 anos de casa.

Pronto, olha ai a mentalidade de alguns  "empresários brasileiros".

E no mais a situação Econômica do Brasil não ajuda, então o caso acima se
repete com muitas pessoas. E os antigos funcionários, atuais desempregados
se juntam ao time de pessoas com competência mas que estão a mercê de
empregadores com a mentalidade "pagar o mínimo necessário".

E chega um momento que precisamos de dinheiro prá ao menos sustentar nossa
casa, família, filhos. Então uma oferta "X" é péssima mas é o necessário pra
você viver, e você aceita. E corre atrás mandando currículo prá todas
empresas existentes pra ver se consegue algo melhor... :)
Afinal temos nossos compromissos financeiros.

Essa situação em cima eu vivi também, em 2000, aonde eu trabalhava me
dispensou e contratou uma "cooperativa", aonde o salário mias alto era de
400 reais... Ridículo? Sim, mas treinaram os novos técnicos pra fazer o que
eu tinha documentado, qualquer problema diferente do esperado era um
desespero, com eles ainda ligando pro meu celular querendo receita de bolo.

Creio que esses "micro salários" aconteceram depois do "boom" da Internet,
aonde um carinha pra instalar um "Windows NT4.0" pra servir páginas, lá
pelos anos de 99 cobrava uma fortuna e depois veio a onda de "profetas do
WAP".. hehehhee. Empresas apostando muito dinheiro em Informática e Pessoas
consideradas Deuses.
Se lembram da INFO EXAME (apesar de não ser um bom exemplo..) falando da
ascensão dos "ASP" e de fulano de tal, gerente de TI da empresa ASP tal,
ganhando XXXXXXXXXX reais.
Depois de algum tempo a mesma revista falando da tecnologia "X" morta e
funcionários sendo demitidos..
Isso tudo gerou um medo em alguns empresários de pagar "salários
milionários" e ver seu negócio quebrar. Lembrando que naquela época muitas
empresas que apostaram em tendências "milagrosas" quebraram.

Ta aí minha opinião.