RES: [FUGSPBR] OFF - EMPREGO

TEC Meganet tec em mega.net.br
Sáb Jan 10 10:27:22 BRST 2004

> Acho que o problema é a mentalidade do "empreendedor brasileiro".
>
> Pronto, olha ai a mentalidade de alguns  "empresários brasileiros".

vou só de inicial, as vezes não compreendemos decisões da empresa. Mas nem
precisamos e empresa não precisa explicar a sua estrategia. Muitas vezes nem
sabemos porque alguém foi demitido. Já vi pessoas do mais alto nível enfiando
mão no que não era deles, mas daí a empresa não vai enviar um comunicado para
que todo mundo saiba disso ... pode haver muitos outros motivos

mas você respondeu, "alguns", reconheço que existe esta forma de agir, num
lugar talvez mais e em outro menos, depende também da oferta e demanda, certo.

MAS pensando bem isto NÃO PODE ser a mentalidade de uma empresa. Se isso for
ela nunca vai sair do lugar.

E AGORA chegamos num ponto interessante. Porque e QUEM é quem define a
mentalidade?

Pois são os funcionários, pelo menos em parte. Se a empresa é dinâmica ou
esperta ou agil ou rápido ou seguro ou barato ou simplemente bom ou ruim são
todos critérios sendo representados pelos funcionários.

Não adianta o mais avançado chefe se está rodado de patetas. De outro lado
porém. Um chefe sem cohecimento técnico pode muito bem avaliar o valor de um
funcionário capacitado e mais! ele precisa muito mais dele do que do pateta.

> E no mais a situação Econômica do Brasil não ajuda, então o caso acima se
> repete com muitas pessoas. E os antigos funcionários, atuais desempregados
> se juntam ao time de pessoas com competência mas que estão a mercê de
> empregadores com a mentalidade "pagar o mínimo necessário".

Não sei cara, muitas vezes existem "clans" de antigos funcionários que barram
certas coisas, especialmente a subida de um novo ... porque apenas enchergam a
propra nariz. A comum "mentalidade" dos outros funcionários de ficar quietos
não ajuda, entendeu, uma boa conversa com um superior ou com o dono pode
resolver muita coisa

> Isso tudo gerou um medo em alguns empresários de pagar "salários
> milionários" e ver seu negócio quebrar. Lembrando que naquela época muitas
> empresas que apostaram em tendências "milagrosas" quebraram.

O empresário não tem medo de salário alto. Ele paga QUALQUER salário se rende.
O medo dele é outro. Com a situação legista trabalhista  a coisa está feia.
Virou modo de qualquer um entrar na justícia, pelo motivo que for. Um
empresário tem que fazer as seguintes contas par cada novo funcionário:

- mínimo um mês para pegar o ritmo
- mais um mês para entender as coisas
- mais um mês para se organizar e ser reconhecido na firma

portanto no quarto mês o cara começa (se for bom) a produzir
essa é a hora qaundo exigem resultados dele
aí chaga a quebra porque ele não gostou de ser cobrado e sai (exemplo, mas o
tempo é esse)

Somando:
- 3 salários pró vento
- 3 mêses de tempo de outros funcionários com ele
- mais dois a três salários através do julgamento trabalhista (ou mais)
- mais encargos trabalhistas

pois se este funcionário teve um salário de R$2000, então esse assunto custou
mínimo R$12.000,00
essa história você repete com uma vaga quatro vezes ao ano e gastou
R$48.000,00 e AINDA NÃO TEM NINGUÉM NESTA VAGA

aquilo não vira - só que de fato acontece

e se não acontece tem outro risco do qual a maioria dos funcionários não
querem saber de nada

Um funcionário, para ser útil a empresa, deve produzir pelo menos o prórpio
custo. Ou seja, seu salário e encargos, ganhando 2000/mês ele deve prouzir
pelo menos 4500-5000 mensal LIMPO para SEGURAR a sua vaga. Ehhhh ....

e agora sabe dos medos dos empresários, você ia assumir estes riscos?

pois respeite quem o assume e entenda os motivos dele
e convence ele de que tem gente boa sim, daí com o tempo ele perde seu medo,
pelo menos com você