[FUGSPBR] Problemas com sendmail. /var/spool/clientmqueue

Renato Botelho renato em galle.com.br
Ter Jan 13 08:46:29 BRST 2004

jmvlistas em vetorial.net wrote:
>  Pessoal, eu fiz alguns testes e continuo com o mesmo problema no sendmail.
> O pessoal jah me passou alguns parametros para executar no /etc/rc.conf que sao:
>
> # Configuracoes para PARAR o servico de e-mail padrao.
> sendmail_enable="NONE"
> sendmail_submit_enable="NO"
> sendmail_outbound_enable="NO"
> sendmail_msp_queue_enable="NO" # Dequeue stuck clientmqueue mail (YES/NO).
>
>  E mesmo assim apos 10 dias de uso do servidor olhem como se encontra esse
> diretorio ( /var/spool/clientmqueue )
>
> -rw-rw----   1 smmsp  smmsp     911B Jan 13 08:06 qfi0DA56V2019395
> [...]

Voce nao vai rodar nenhum outro MTA nessa maquina?

Provavelmente esses mails sao os que o sistema gera toda noite e manda
pro root, para ter certeza voce pode dar um cat neles.

Se voce desabilitou o sendmail porque vai usar outro MTA (qmail,
postfix, exim....) entao voce deve substituir o binario do sendmail em
/usr/sbin pelo compativel do seu mta e acertar o /etc/mail/mailer.conf.

Agora, se voce nao vai usar nenhum vc tem que fazer o sistema parar de
mandar esses mails, nunca fiz isso mas, acho que eh soh acertar as
configuracoes no /etc/periodic.conf, porem, quando der um erro em alguma
coisa no cron, por exemplo, ele vai gerar um mail tb, eu nao sei como
fazer pra desligar totalmente a geracao de mails do sistema.

[]s
--
Renato Botelho
Developer & Unix Admin