[FUGSPBR] Bronca no QMAIL

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Ter Jan 20 21:18:51 BRST 2004

"Rafael B Albuquerque" <rafael em totalsecurity.com.br> writes:

> Estou com uma bronca no qmail aqui e nao faço ideia do que seja, esse
> servidor já esta rodando a mais de 6 meses e agora do nada (começou
> agora a tarde) os usuarios nao conseguem mais enviar pra fora, nem
> receber.

 O que pode ser um sinal que alguma mudanca aconteceu nesse intervalo...

> Na realidade tudo acontece normalmente, apenas o email nao é,
> efetivamente, entrege. Quando eu falo que nao conseguem receber,
> refiro-me ao fato de que se eu mandar de um lugar externo para o
> dominio nao chega, mas os usuarios do dominio podem baixar os que ja
> estao na conta, entendem?

 O que vc define como normalmente?

 Vc parece um pouco nervoso, tente explicar um pouco mais claramente.

> Travei ja todo acesso externo na porta 25 pra ver se era algum tipo de
> ataque, mas a unica coisa que consigo verificar é que o
> /var/log/qmail/current está louco, constamentente se repetindo esse
> log:

 Ataque? Vc parece confuso para levantar esse tipo de hipotese.

> @40000000400d961527f871dc delivery 5530: failure:
> Sorry,_I_wasn't_able_to_establish_an_SMTP_connection._(#4.4.1)/I'm_not_going_to_try_again;_this_message_has_been_in_the_queue_too_long./

 Nao edite seus logs. Muitas vezes a informacao correta pode ser MUITO
 util.

> Numas pesquisas no google, achei que possivelmente fosse algum
> problema no qmail-scanner (uso qmail, vpopmail, mysql, qmail-scanner,
> vscan), porem ja verifiquei o antivirus e esta funcionando, ja gerei o
> qmail-scanner-queue.pl -g e ele gera normalzinho, enfim, ja fiz tudo
> que eu poderia fazer inclusive conferir algumas configuracoes com os
> de outros servidores que ja configurei. Ah, tambem matei o qmail rodei
> o qmail-queue-fix e reiniciei o servidor e tudo mais e nada deu jeito.

 Vc aparentemente esta rodando um setup com muitas variaveis, recomendo
 desligar cada modulo e fazer testes.

 Outra coisa e evitar rodar programas como o qmail-queue-fix sem um
 proposito, pode acabar sendo pior...

--
gustavo