[FUGSPBR] I/O com SCSI OFF

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Jan 22 17:51:31 BRST 2004

Marcio Jota Coelho wrote:

>Pessoal
>
>Preciso de uma ajuda...
>estou tendo problemas de IO com meu servidor...
>preciso que ele grave/leia mais rapido em meus discos de 15.000rpm...
>
>tenho uma controlador SCSI intel.. com 5 discos
>
>Me falaram que: se eu colocar mais quatro controladoras SCSI na minha
>maquina.. sendo assim
>ficaria uma controladora para cada disco...
>isso tornaria o I/O da minha maquina muito mais agilizado...

    Acho que tem exagero nesta história. Cumantar o número de controladoras
pode até piorar a situação, em alguns casos, creio eu.

    O que roda nesta máquina? Está com RAID? Está usando SCSI 320? Quanta
memória tem? A controladora tem 2 barramentos SCSI? Qual é a necessidade de
velocidade? Quanto sprocessadores tem a máquina? Que versão de sistema usa?
etc...

    Um barramento com 320 MB/s, dividido por 5 HDs, pode chegar a ter 64
MB/s
para cada HD, que é cerca do que os HDs topo de linha sustentam de
transferência.
Um barramento para cada HD, em uma situação de IO pesado, poderia até
tornar as
respostas mais ágeis, mas não muito, pois os dados também podem ficar
ociosos
esperando pelo processador, ou pelo DMA. Só estaria mudando o lugar do
gargalo.

       João Rocha.