[FUGSPBR] I/O com SCSI OFF

Qui Jan 22 22:39:49 BRST 2004

At 21:28 22/1/2004, you wrote:
>   Bem lembrado.
>
>    O PCI 32  bits, 33 MHz, tem o limite de 133 MB/s. O PCI 64/33 tem o
> limite de 266 MB/s. O PCI 64/66
>tem o limite de 522 MB/s, o que já atentederia completamente a esta
>controladora, se ela for de 1 canal. Depois
>disto tem o PCI-X de 100 MHz (800 MB/s, suponho) e o de 133 MHz (1064
>MB/s, suponho).
>
>    Mas de qualquer forma, isto não invalida as minhas perguntas. E até as
> reforça, em parte.

Humm... melhor a pergunta, melhor a resposta....

Considerando um barramento "ideal", que pudesse sustentar o I/O de *todas*
as controladoras *simultaneamente* sem prejudicar, o resto do sistema:

Voce só ganharia em velocidade de I/O *se* conseguisse "distribuir" os
dados pelas N controladoras e M discos...

essa "distribuição de dados" tem um nome: RAID

Como seriam várias controladoras, físicamente independentes,
obrigatoriamente seria um "software RAID" (Vinum, p.ex) o que penaliza a(s)
CPU(s) e, talvez, agregue um fator de complicação na administração dessa
máquina.

Na maioria dos casos, a utilização de *uma* controladora "hardware RAID"
tem melhor performace....

Em teoria, a melhor performace seria obtida fazendo um "software RAID"
utilizando N controladoras "hardware RAID" com M discos cada.

de uma olhada, com calma, no histórico da lista "freebsd-isp" (em ingles);
voce vai encontrar um bocado de dicas/discussões sobre controladoras,
discos, vantagens, desvantagens, "hardware RAID", etc...

Mas, por pura curiosidade teórica, volto a questionar: que tipo de
aplicação, em plataforma Intel, exigiria tanta performace em uma única
máquina ?

A própria plataforma já impõe tantas outras restrições ...

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br