[FUGSPBR] Servidor de E-mail

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Sex Jan 30 09:35:30 BRST 2004

On Fri, Jan 30, 2004 at 08:31:46AM -0200, Renato - Jet Sites wrote:
> E vai usar o que então?? Sendmail?? Você prefere que seu MTA tenha bugs
> confirmados todo mês do que apenas boatos, como no caso do qmail??
> Vá em frente, coloque o sendmail no seu servidor. Se ele é padrão deve
> ser o melhor não é mesmo? Aliás, qual SO veio por padrão na sua máquina?
> Acho que o único que faz frente ao qmail é o Postfix, mas em outras
> questões que não segurança. Quem entende um mínimo do assunto sabe que o
> qmail é o MTA mais confiável nesse aspecto.

Baseado num entendimento "mínimo do assunto" não se pode chegar a
nenhuma conclusão.

Dê uma olhada em
http://www-dt.e-technik.uni-dortmund.de/~ma/postfix/vsqmail.html

Aí, você tem testes que quantificam desempenho, confiabilidade, entre
outros, de alguns MTAs, como por exemplo o Postfix, o Sendmail, o Qmail
e o Exim.

Outra página para se verificar: http://www.geocities.com/mailsoftware42/

Ainda, acredito que deva-se pensar "qual o melhor MTA para minha
rede/necessidade" do que "este é melhor que aquele".

--
Ricardo Campos Passanezi -  Administrador de Rede
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp