[FUGSPBR] CPUTYPE ?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jul 5 14:12:57 BRT 2004

Luiz Gustavo wrote:

>  Nao vejo com bons olhos ter um OS compilado com otimizacoes em demasia,
>  o gcc tem um pessimo historico disso.

     Isso não habilita otimizações, apenas modifica a lista de instruções que
podem ser usadas para gerar código.  Se habilitar as otimizações (-O) o
compilador por ainda usar reordenação de código que fique mais eficiente para
aquela CPU, o que pode ser diferente para versões diferentes de processadores.

>  Fora que os ganhos sao discutiveis em grande parte dos casos...

     Verdade, os ganhos costumam ser pequenos, com raras excessões.

     Mas vale lembrar uma outra vantagem: Os códigos de ataque por stack e
coisas do tipo precisam ser reescritos para cada máquina.  Nenhum exploit de
estouro de pilha liberado para FreeBSD funcionou de primeira em nenhum dos meus
servidores, simplesmente por que são todos compilados com otimizações diferentes
do default.

     Uma modificação que vale a pena é o parametro do kernel que especifica a
CPU.  Aquele serve para preparar as tabelas de paginação, e são bastante
otimizados se voce só colocar o que precisa.  Tanto que as versoes mais atuais
não vem com suporte nativo ao 386, só 486 pra cima.